Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELAGEM NUMÉRICA EM MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA EM CONDIÇÕES DE ROCKBURST E DETERMINAÇÃO DO SUPORTE ADEQUADO
Autor: VICTOR MIGUEL VERGARA LOVERA
Colaborador(es): RAQUEL QUADROS VELLOSO - Orientador
EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - Coorientador
Catalogação: 10/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69583&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69583&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69583
Resumo:
Atualmente, várias minas subterrâneas adotam o método de mineração subterrânea conhecido como Corte e Preenchimento. Isso se deve às condições geológicas da jazida, que apresenta minério com uma largura inferior a 0.50 m. Por outro lado, à medida que essas minas atingem profundidades superiores a 1000 m, observa-se que o maciço rochoso apresenta um comportamento frágil, o que altera completamente as condições de mineração, resultando em eventos de rockburst. Esses eventos consistem na ejeção de blocos de rochas capazes de prejudicar o negócio de mineração, causando atrasos na extração, perda de equipamentos ou até mesmo perda de vidas humanas. O objetivo do projeto é realizar um retro análise dos eventos de rockburst que já ocorreram, utilizando o método dos elementos finitos e elementos discretos (FEM/DEM). Além disso, pretende-se determinar a orientação principal das tensões que afetam o contorno das escavações subterrâneas e calcular os valores das velocidades de ejeção, que influenciarão o valor de energia cinética acumulada no contorno da escavação subterrânea. Também será determinado o comportamento das curvas de velocidade de acordo com os valores do ângulo de atrito obtidos a partir do mapeamento geotécnico. Por fim, serão definidos os valores e a capacidade de suporte dinâmico necessários em níveis profundos, a fim de alcançar um comportamento flexível na escolha do tipo de suporte utilizado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF