Título: | A PAISAGEM E A GEO-HISTÓRIA NO CINEMA SUL-AMERICANO | ||||||||||||
Autor: |
PATRICIA CUNEGUNDES GUIMARAES |
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Colaborador(es): |
ANDREA FRANCA MARTINS - Orientador IRENE DEPETRIS-CHAUVIN - Coorientador |
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Catalogação: | 13/FEV/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69373 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente tese investiga a disputa da memória e as tensões de narrativas
sobre a violência perpetrada pelo Estado e pelo colonialismo na América do Sul,
com foco no cinema sul-americano. A pesquisa se concentra na obra dos cineastas
Patricio Guzmán (Chile), Jonathan Perel (Argentina), Paz Encina (Paraguai) e Ana
Vaz (Brasil), cada um utilizando uma estratégia de montagem específica. A
interseção entre paisagem e arquivos cinematográficos é o ponto central, analisando
como a montagem desses elementos contribui para a construção de sentido nos
documentários. Partimos da hipótese de que, ao colocar em tensão paisagem e
arquivo, ela [paisagem] é território, transcendendo a função de ornamento para se
transformar em território, espaço resultante de diferentes processos, de disputas de
poder e de projetos contraditórios. Desta forma, os cineastas, a partir de diferentes
estratégias de montagem, podem ser capazes de transformar a paisagem em
testemunha das diferentes temporalidades, fazendo emergir as camadas de geo-história contidas na paisagem, criando heterotopias. O estudo utiliza uma
abordagem denominada arqueologia fílmica, que envolve a análise comparativa
dos documentários a partir de três categorias principais: paisagem-arquivo,
paisagem-monumento e paisagem-memória. A relevância da pesquisa se dá devido
à constante disputa pela memória na América do Sul, exacerbada pelas recentes
reviravoltas políticas na região. O estudo visa a contribuir para as pesquisas no
campo da imagem ao focar na produção audiovisual contemporânea sul-americana
pela chave da memória e a fortalecer os laços acadêmicos entre o Brasil e outros
países da região.
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