Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CARACTERIZAÇÃO DE PSEUDOPARTÍCULAS CONTENDO COPRODUTOS E AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NO SÍNTER PRODUTO
Autor: DEBORA TURON WAGNER
Colaborador(es): SIDNEI PACIORNIK - Orientador
Catalogação: 10/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69332&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69332&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69332
Resumo:
Cerca de 75 por cento da produção mundial de aço ocorre pela rota integrada a coque, com a geração específica de 1t coprodutos/t aço. Coprodutos siderúrgicos são potenciais fontes de matérias-primas alternativas, com aporte de cálcio, magnésio, ferro e carbono, apesar dos desafios técnicos relativos à granulometria e à química para consumo na sinterização. A participação de cada coproduto na sinterização se baseia nos volumes disponíveis e garantia da qualidade da aglomeração a frio e a quente. Para isso, são fundamentais a caracterização integrada dos coprodutos siderúrgicos, do blend microaglomerado destes coprodutos, das misturas totais a sinterizar, sem e com coprodutos, e do sínter produto. Desafios de caracterização envolvem a análise microestrutural em imagens capturadas em microscópio ótico e microtomografia de raios-x, usando-se técnicas tradicionais de processamento e análise digital para avaliação de pseudopartículas em 2D e 3D, e de sínter produto. Técnicas avançadas de inteligência artificial em imagens de microscopia ótica, baseadas em deep learning, foram aplicadas em caráter exploratório. O blend microaglomerado de coprodutos apresentou a formação de pseudopartículas menores do que da mistura total a sinterizar, compostas por quasipartículas e micropelotas. A simulação física apresentou resultados similares de granulação, sem e com a adição de 6 por cento do blend, composta majoritariamente por quasipartículas. A adição abarca 99 por cento do volume de geração e estoques de lamas e pós siderúrgicos e está alinhada com a economia circular. Cerca de 45 por cento da massa de blend adicionada está na forma de micropelotas e atua como partícula nucleante em quasipartículas da mistura total. Com a adição do blend, há ganho de produtividade no processo de sinterização. Os sínters apresentam qualidade para uso em alto-forno.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF