Título: | A PARTIR DO MOMENTO QUE EU VI QUE NÃO ESTAVA SOZINHA QUE EU CONSEGUI AVANÇAR: COLETIVOS DE MÃES UNIVERSITÁRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOB AS NARRATIVAS DE SUAS FUNDADORAS | ||||||||||||
Autor: |
JULIANA MARCIA SANTOS SILVA |
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Colaborador(es): |
ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador |
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Catalogação: | 17/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68836&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68836&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68836 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os coletivos enquanto modelo de mobilização social já se apresentam ao
longo da história do Brasil e do mundo, contudo vem crescendo exponencialmente
entre os jovens universitários desde as manifestações de junho de 2013. Os
coletivos de mães universitárias dão novo formato aos debates acerca dos direitos
das mulheres-mães na universidade, especialmente nos estados do Rio de Janeiro
e São Paulo, onde encontramos os números mais expressivos destes coletivos.
Sendo assim, o objetivo desta tese foi analisar a constituição dos Coletivos de Mães
Universitárias no estado do Rio de Janeiro e o processo de adesão das ativistas que
fundam esses coletivos. Além disso, identificamos as principaispautas dos coletivos
de mães universitárias no Rio de Janeiro bem como asestratégias estabelecidas
pelos coletivos para efetivação de seus objetivos. Pudemos compreender a gênese
e a constituição dos coletivos de mães universitárias do estado do Rio de Janeiro,
identificar as razões das estudantes para participarem destes coletivos e identificar
as principais lideranças e protagonistas da fase de formação dos coletivos. Para isso,
mapeamos os referidos coletivos e produzimos um mapa interativo, além de
realizarmos entrevistas semiestruturadas com as ativistas fundadoras, que deram
profundidade às narrativas apresentadas e identificaram as pautas, estratégias,
conexões e as origens dos sete coletivos do Rio de Janeiro. Compreendemos que as
mães figuram como estudantes não tradicionais e que, por isso, constituem redes de
apoio internas e externas, nas quais o coletivo de mães se insere. Além disso,
constatou-se que, embora os coletivos de mães universitárias possuam demandas
semelhantes, seus modos de organização e suas estratégias são altamente
responsivos ao seu contexto e às alianças que estabelecem entre as própriasativistas,
docentes, gestores, outros coletivos e instituições. Todavia, todos os
coletivos utilizam ativamente as redes sociais, característica que se torna ainda mais
evidente durante o período pandêmico. Assim, os coletivos de mães universitárias
já apresentam os primeiros resultados de suas atuações tanto nos seus contextos
locais quanto no cenário nacional.
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