Título: | FAVELA NÃO É TUDO IGUAL: DEFININDO A CATEGORIA DE ESTUDO FAVELAS SUBURBANAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA E VIVÊNCIA DA FAVELA DO JACAREZINHO | ||||||||||||
Autor: |
BRUNA DOMINGOS PEREIRA |
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Colaborador(es): |
RAFAEL SOARES GONÇALVES - Orientador |
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Catalogação: | 10/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68739&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68739&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68739 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As favelas, anteriormente vistas como símbolos de desordem, tornaram-se
elementos essenciais da cidade, representando a dualidade entre formal e informal, ordem e
desordem. A pesquisa destaca que a experiência de morar em uma favela é complexae diversa,
contestando estereótipos simplistas. Com o objetivo de compreender a heterogeneidade de
vivências no espaço urbano carioca, esta dissertação busca definira categoria de estudo favela
suburbana, a partir da experiência do caso do Jacarezinho. Neste estudo de caso, busca-se
entender a identidade do favelado sob uma perspectiva que engloba as especificidades de uma
favela suburbana, considerando sua localização e história. O estudo contextualiza a formação das
favelas, a suburbanização e a dicotomia centro-periferia no contexto do Rio de Janeiro,
concluindo que o Jacarezinho exemplifica essa categoria devido às suas características
socioespaciais.
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