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Título: INFÂNCIA COMO PROCEDIMENTO EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS
Autor: LUIZA RUGER ANTUNES MACIEL MUSSNICH
Colaborador(es): JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador
Catalogação: 25/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68663&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68663&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68663
Resumo:
A dissertação busca evidenciar a potência criativa da infância num conjunto heterogêneo de criações artísticas contemporâneas. Pretende-se revelar zonas de vizinhança entre criação artística e ideias distintas de infância a partir de reflexões sobre jogo, brincadeira, questionamento, enumeração e fabulação. O eixo para esta análise é a convocação da infância de forma direta e indireta em um corpus selecionado de obras, com ênfase em torções semânticas, subversão de ideias pré-estabelecidas, jogos de palavras e enunciados. O objetivo é identificar a infância como procedimento de criação em trabalhos dos artistas Rivane Neuenschwander, Lenora de Barros, Nazareno e Javier Naranjo, entre outros, tendo por base o pensamento de autores como D. W. Winnicott, Giorgio Agamben, Roger Caillois e Walter Benjamin. Tais trechos e obras guardam reminiscências de um imaginário infantil em sua forma de composição. A infância — essa época ou lugar — vem sendo precocemente perdida na sociedade contemporânea, com sua lógica de consumo e utilitarismo. Diante dessa realidade, pretende-se jogar luz sobre o impacto das infâncias no pensamento e na liberdade criativa do ser humano.
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