Título: | INFÂNCIA COMO PROCEDIMENTO EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS | ||||||||||||
Autor: |
LUIZA RUGER ANTUNES MACIEL MUSSNICH |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 25/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68663&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68663&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68663 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação busca evidenciar a potência criativa da infância num conjunto
heterogêneo de criações artísticas contemporâneas. Pretende-se revelar zonas de
vizinhança entre criação artística e ideias distintas de infância a partir de reflexões
sobre jogo, brincadeira, questionamento, enumeração e fabulação. O eixo para esta
análise é a convocação da infância de forma direta e indireta em um corpus
selecionado de obras, com ênfase em torções semânticas, subversão de ideias pré-estabelecidas, jogos de palavras e enunciados. O objetivo é identificar a infância
como procedimento de criação em trabalhos dos artistas Rivane Neuenschwander,
Lenora de Barros, Nazareno e Javier Naranjo, entre outros, tendo por base o
pensamento de autores como D. W. Winnicott, Giorgio Agamben, Roger Caillois e
Walter Benjamin. Tais trechos e obras guardam reminiscências de um imaginário
infantil em sua forma de composição. A infância — essa época ou lugar — vem
sendo precocemente perdida na sociedade contemporânea, com sua lógica de
consumo e utilitarismo. Diante dessa realidade, pretende-se jogar luz sobre o
impacto das infâncias no pensamento e na liberdade criativa do ser humano.
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