Título: | PERCEPÇÕES DE EGRESSOS SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO COLÉGIO PEDRO II | ||||||||||||
Autor: |
THALES RABELO DE ALBUQUERQUE MOTA |
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Colaborador(es): |
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - Orientador KARINA CARRASQUEIRA LOPES - Coorientador |
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Catalogação: | 21/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68642&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68642&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68642 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação investiga as percepções de alunos egressos do Colégio Pedro II
sobre a experiência escolar nesta instituição. A pesquisa adotou uma abordagem
qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas com os estudantes egressos do
Colégio Pedro II nos anos 2000 até 2023 com triangulação de informações com
aquelas obtidas através da página institucional do Colégio na Internet e em
interlocução com a revisão bibliográfica de pesquisas acadêmicas realizadas sobre
o Colégio. A seleção dos egressos para as entrevistas foi feita por meio da técnica
denominada bola de neve, amostragem não probabilística em que os participantes
iniciais das entrevistas indicam outros novos participantes. A análise considera
referenciais nos campos da Sociologia da Educação, da Sociologia da Juventude e
nos estudos sobre Ações Afirmativas. Pretendeu-se compreender como a
implementação de políticas de ação afirmativa alterou as dinâmicas distributivas e
de reconhecimento nas relações entre os estudantes e entre estes e os demais atores
escolares, desenvolvendo uma análise de suas percepções sobre sua experiência
escolar no Colégio. Os entrevistados eram de diferentes origens (escolarização
anterior e local de moradia) que ingressaram em diferentes unidades (campi) em
variados momentos, mas têm em comum estarem cursando universidades públicas.
A análise dos dados permitiu compreender as percepções dos alunos sobre o seu
cotidiano escolar no Colégio Pedro II, suas relações com os professores, colegas e
gestores. Um dos aspectos enfatizados pelos egressos foram as percepções sobre a
diversidade e suas interpretações sobre os caminhos e possibilidades oportunizadas
pela formação escolar no Colégio Pedro II.
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