Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ECOS DA MADRUGADA: A IMPRENSA COMERCIAL E OS MUNDOS DO TRABALHO NAS CRÔNICAS DE FRANCISCO GUIMARÃES (1901-1904)
Autor: MATHEUS REZENDE CALDAS
Colaborador(es): LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68638&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68638&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68638
Resumo:
O presente trabalho se debruça sobre as crônicas publicadas na grande imprensa entre 1901 e 1904 por Francisco Guimarães – um jovem jornalista negro que, nas décadas seguintes, se consagraria como um dos grandes nomes da crônica carnavalesca carioca como o Vagalume, pseudônimo com o qual publicou em 1933 um dos primeiros estudos sobre o samba. Foca-se de modo especial, sobre duas de suas colunas nos primeiros anos do século XX: a Reportagem da Madrugada, publicada na edição vespertina do Jornal do Brasil entre abril e julho de 1901; e a Ecos Noturnos, publicada no jornal A Tribuna ao longo do ano de 1904. Através da análise destas duas séries, pretende-se mostrar como Francisco Guimarães, ao incorporar em suas crônicas as demandas e experiências dos trabalhadores do período, ajudou a transformar radicalmente a cobertura da imprensa sobre os mundos do trabalho, com a ampliação do espaço a eles dedicado nas diversas folhas. Dessa empreitada resultou tanto a criação de novos espaços e colunas nos diferentes jornais quanto o sucesso alcançado por Vagalume na imprensa carioca da Primeira República.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF