Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A TEUS PÉS: DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E AMOROSOS
Autor: NATHALIA RINALDI DE OLIVEIRA
Colaborador(es): FREDERICO OLIVEIRA COELHO - Orientador
Catalogação: 10/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68355&idi=1
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68355&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68355
Resumo:
A teus pés: desdobramentos estéticos e amorosos propõe o estudo tanto da obra A teus pés (1982), de Ana Cristina Cesar, quanto de outras obras que dela derivaram, a saber o também chamado A teus pés, uma publicação de artista de 2012, de Fabio Morais, e a garota de belfast ordena a teus pés alfabeticamente, poema e vídeo da poeta Marília Garcia, produzidos entre 2008 e 2013. O foco da dissertação está em observar os processos de apropriação que sustentam tais obras comentando referências e modos de fazer, além de abordar suas especificidades também materiais no contexto contemporâneo abrangendo possibilidades e ferramentas que não faziam parte do momento histórico de Ana Cristina Cesar e que se revelam potências suplementares para o contexto literário e artístico. Tais investigações incluem uma perspectiva também do amor ao identificar a apropriação não só como um gesto de amor, mas que age a partir desse amor. A pesquisa apresenta um panorama teórico das apropriações e mergulha nas obras citadas incluindo intervenções artísticas pontuais da artista-pesquisadora que também dialogam com Ana Cristina Cesar, com apropriações e com as visualidades da escrita. Como resultado, tem-se uma ampliação do alcance da palavra poética em conexão com as artes visuais e da prática apropriativa que se firma como modus operandi no cenário atual alinhando-se às demandas estéticas do momento contemporâneo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF