Título: | CADA ILHA, UM FAROL: RUPTURAS E CONTINUIDADES COM O TROPICALISMO NO ÁLBUM REFAZENDA, DE GILBERTO GIL | ||||||||||||
Autor: |
PEDRO DE OLIVEIRA SCHPREJER |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 17/SET/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68047 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O foco principal desta tese é pensar como Gilberto Gil elaborou novos
caminhos artísticos a partir da segunda metade da década de 1970, e como estes
dialogaram tanto com ideias colocadas anteriormente pelo movimento tropicalista,
quanto com transformações de diversas ordens que marcaram aquele momento
histórico e sua trajetória artística e existencial. Deste modo, pretende-se indagar
em que medida o compositor baiano deu continuidade ao gesto de ruptura inicial
do tropicalismo musical e que novas ideias e abordagens despontaram em seu
percurso criativo durante o período. Para tanto, analisarei o álbum Refazenda
(1975) Apresentado à época, em entrevistas, declarações e manifestos, como
álbum elaborados em torno de um conceito, o trabalho em questão pode nos
ajudar a compreender como Gil pensou, em suas canções, temas relacionados à
cultura, ao país e ao ofício do compositor popular. A tese propõe uma análise do
álbum citado, contextualizando-os historicamente, resgatando sua fortuna crítica e
situando-os dentro da trajetória de Gil. Depoimentos concedidos e textos escritos
pelo compositor no período e à posteriori serão os principais guias no esforço para
captar as mudanças de perspectiva e reflexões que marcaram o álbum e seus
desdobramentos. Com isso, pretendo pensar possíveis continuidades,
descontinuidades, reformulações e negações das ideias tropicalistas através de
reflexões e canções de um de seus principais artífices dentro da música popular.
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