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Título: INSTAURAÇÃO: A POTÊNCIA DO RE-ESTESIAMENTO NO TRABALHO DE TUNGA
Autor: MARIA EDUARDA C DE M CAPOTORTO
Colaborador(es): PEDRO DUARTE DE ANDRADE - Orientador
Catalogação: 16/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68035&idi=1
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68035&idi=3
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68035
Resumo:
Este trabalho se propõe a investigar o conceito de instauração, proposto pelo artista brasileiro Tunga na década de 90, como uma resposta artística ao estado de anestesia apontado por Susan Buck-Morss em seu texto Estética e anestética: o ensaio sobre a obra de arte de Walter Benjamin reconsiderado (1996). Benjamin, utilizando-se da teoria dos choques proposta por Sigmund Freud, pensou como a modernidade modificou o aparato sensível dos indivíduos. Susan Buck-Morss acrescenta a essa reflexão o conceito de um sistema sinestético que, devido ao excesso de estímulos tecnológicos, atua para proteger o corpo de traumas físicos e a consciência de choques perceptuais. Com o aumento dessas estimulações e a necessidade de preservar o indivíduo, esse sistema passou a ter um mau funcionamento e se tornou produtor de anestesia. Inicialmente, nos anos 1930, Benjamin apontava a politização da arte como uma possível maneira para reverter essa situação. A presente dissertação analisa as instaurações como uma prática artística capaz de operar tal mudança e re-estesiar os corpos. Por isso, foi realizada uma investigação sobre as produções artísticas de Tunga, especialmente em seu modo de trabalho com instaurações. Nele, foi possível identificar o estranhamento como característica responsável por ativar um funcionamento do sistema sinestético com seu potencial de re-estesiamento. Novamente, pensamos junto a Sigmund Freud quando ele reflete sobre o infamiliar. Por fim, busca-se compreender tal conceito nas obras de Tunga.
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