Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DE FUNDAÇÕES DE TANQUES DE COMBUSTÍVEL
Autor: ERLAND GONZALEZ LEANO
Colaborador(es): CELSO ROMANEL - Orientador
PEDRICTO ROCHA FILHO - Coorientador
Catalogação: 04/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66919&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66919&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66919
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar o comportamento das fundações de tanques de grande diâmetro durante o teste hidrostático, por meio da interpretação dos recalques medidos em campo (Caso - Fundação Superficial) e dos recalques perimetrais calculados em uma simulação numérica tridimensional pelo método dos elementos finitos (Caso – Radier Estaqueado), de acordo com as normativas nacionais e internacionais que regulamentam a avaliação dessas estruturas. A metodologia consistiu em interpretar os recalques, tanto medidos, quanto calculados, com base ao descrito na norma N-270 (2020) e complementado com a norma API-653 (2018). Os resultados das análises evidenciaram que, mediante um tratamento adequado dos recalques observados nos dos tanques, é possível não apenas verificar a conformidade dos recalques permitidos pela norma N-270 (2020), mas também compreender o comportamento mecânico dos materiais que constituem os tanques conforme a norma API-653 (2018) analisando, com os critérios de recalque consolidados na norma, os recalques fora do plano. Entre as conclusões deste estudo, destacam-se resultados significativos que ressaltam a necessidade crucial de considerar não apenas os recalques das fundações dos tanques, mas também a avaliação detalhada dos componentes que integram os tanques como parte fundamental da análise.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF