Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA ARQUITETURA DE REFERÊNCIA PARA DADOS DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Autor: MARCELO DE CARVALHO
Colaborador(es): MARCO ANTONIO CASANOVA - Orientador
Catalogação: 03/JUN/2024 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66875&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66875&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66875
Resumo:
Durante a década de 1990, o setor elétrico brasileiro passou por profundas mudanças em seu modelo operacional. O Estado Brasileiro passou a assumir um papel menos desenvolvimentista e mais regulatório, o que levou a criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Um dos papéis da ANEEL é assegurar a qualidade do serviço prestado pelos agentes do setor (empresas de geração, transmissão e distribuição de energia). Quando um agente não cumpre os padrões estabelecidos, a ANEEL pode aplicar penalidades. Nesse sentido, o aprimoramento dos processos de manutenção desempenham um papel crucial na garantia da confiabilidade e eficiência de sistemas elétricos e consequente redução de penalidades. A manutenção preditiva passa a ser adotada, em complemento às metodologias mais tradicionais (reativa e preventiva). Contudo, essa metodologia representa uma mudança fundamental em relação às anteriores, pois busca antecipar falhas com base em dados e análises. Nesse sentido,a incorporação da manutenção preditiva nos processos de manutenção, pressupõe a disponibilidade de dados de operação e manutenção dos equipamentos, bem como de recursos tecnológicos que viabilizem a análise desses dados. Essa dissertação propõe uma arquitetura tecnológica de referência, que habilite o desenvolvimento dessas análises, considerando aspectos de gestão, governança e conformidade empresariais praticados pelos agentes do setor.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF