Título: | A QUESTÃO JUVENIL E A ESCOLA NO CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE |
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Colaborador(es): |
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66775 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese se propõe a discutir a emergência dos jovens de classes populares
escolarizados na cena internacional e brasileira, assumindo que a questão juvenil
foi amplamente transformada com a ampliação do acesso às escolas públicas de
ensino médio, nos EUA e Europa a partir dos anos de 1950 e no Brasil a partir dos
anos de 1990. Nesse sentido, nossa discussão pretende enfrentar o debate sobre
como as novas juventudes populares e periféricas, e novos espaços de conflitos e
de afirmação de direitos que são as escolas públicas ganham centralidade. Para
tanto, nosso trabalho assume que, ao longo desse período, experimentamos um
intenso debate sobre o lugar e o sentido da juventude na vida de um país que ainda
experimenta um processo de democratização que também se materializa na
própria democratização do acesso à fruição da juventude. A fim de explorar
empiricamente essa questão elegemos quatro momentos como especialmente
importantes que se deram entre os anos 2000 e 2017: as Conferências Nacionais
da Juventude, as Jornadas de junho de 2013, o Movimento de Ocupação das
Escolas, e o debate que deságua na Reforma do Ensino Médio e na Lei do Novo
EM. Por outro lado, procuramos articular essa análise empírica com um debate
teórico que pensa a questão juvenil e sua relação com a escola, bem como sua
presença como protagonista de ativismos e movimentos sociais; e de outro lado, o
debate sobre a escola de ensino médio como um local de disputas políticas.
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