Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A QUESTÃO JUVENIL E A ESCOLA NO CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Autor: MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE
Colaborador(es): MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador
Catalogação: 20/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66775
Resumo:
A tese se propõe a discutir a emergência dos jovens de classes populares escolarizados na cena internacional e brasileira, assumindo que a questão juvenil foi amplamente transformada com a ampliação do acesso às escolas públicas de ensino médio, nos EUA e Europa a partir dos anos de 1950 e no Brasil a partir dos anos de 1990. Nesse sentido, nossa discussão pretende enfrentar o debate sobre como as novas juventudes populares e periféricas, e novos espaços de conflitos e de afirmação de direitos que são as escolas públicas ganham centralidade. Para tanto, nosso trabalho assume que, ao longo desse período, experimentamos um intenso debate sobre o lugar e o sentido da juventude na vida de um país que ainda experimenta um processo de democratização que também se materializa na própria democratização do acesso à fruição da juventude. A fim de explorar empiricamente essa questão elegemos quatro momentos como especialmente importantes que se deram entre os anos 2000 e 2017: as Conferências Nacionais da Juventude, as Jornadas de junho de 2013, o Movimento de Ocupação das Escolas, e o debate que deságua na Reforma do Ensino Médio e na Lei do Novo EM. Por outro lado, procuramos articular essa análise empírica com um debate teórico que pensa a questão juvenil e sua relação com a escola, bem como sua presença como protagonista de ativismos e movimentos sociais; e de outro lado, o debate sobre a escola de ensino médio como um local de disputas políticas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF