Título: | NARRATIVAS DE (DES)ESPERANÇA NO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO | ||||||||||||
Autor: |
VITOR AZEVEDO ABOU MOURAD |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 09/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66620&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66620&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66620 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O foco do presente estudo são as narrativas de (des)esperança de estudantes de um
curso pré-vestibular comunitário. Os objetivos consistem em investigar como eles
constroem suas narrativas de (des)esperança, as identidades de si e dos outros e os
significados que atribuem ao curso e à educação, em um contexto nacional adverso
às pautas educacionais. Do ponto de vista teórico, a pesquisa está ancorada na
Linguística Aplicada Contemporânea, em sua vertente indisciplinar e crítica, junto
aos Estudos da Narrativa e Identidades, incluindo as coletivas. Os conceitos de
narrativas, esperança e identidades são mobilizados em consonância com a
concepção de linguagem enquanto discurso e em articulação às práticas sociais. A
partir da abordagem metodológica qualitativa e interpretativista, são analisadas
entrevistas realizadas com cinco jovens e adultos que estudaram em um pré-vestibular comunitário. Há três grandes temas na análise dos dados: desigualdades,
desmotivação e desesperança; cultivando o esperançar; pré-vestibular comunitário
e significados atribuídos. Percebe-se, nas entrevistas, que a esperança é muito
presente nas narrativas. Os participantes da pesquisa apontam como a desigualdade,
a falta de oportunidades e o ensino público deficitário contribuem para a
desesperança e a desmotivação. As identidades (co)construídas são de resistência e
de projeto e incluem a coletividade. O curso pré-vestibular comunitário, para eles,
é um elemento propulsor para um futuro promissor e esperançoso, a ponto de alguns
desejarem atuar, agora, como voluntários no projeto. A esperança, então, continua.
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