Título: | ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TEA: UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIADA PELA TECNOLOGIA | ||||||||||||
Autor: |
JAQUELINE LEITE SILVA GALDINO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
CHRISTINE SERTA COSTA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 04/ABR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66367&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66367 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino mediada
pela tecnologia, em especial, através da criação de jogos digitais para apoiar a
alfabetização matemática de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que
se possa compreender melhor a relevância deste tema, apresenta-se o percurso
histórico da educação especial até os dias atuais, abordando a história do autismo e
apresentando as características desse transtorno e suas especificidades. Faz-se uma
análise da inclusão de alunos com autismo na classe regular e a importância do
Plano Educacional Individualizado para o desenvolvimento desses educandos. Ao
longo do trabalho, discute-se como se dá o aprendizado da matemática por alunos
autistas e explora-se a eficácia do uso da tecnologia como recurso educacional.
Ademais, reflete-se sobre a utilização de jogos digitais como estratégia facilitadora
do processo de alfabetização matemática, ao suscitar habilidades e competências
que vão além de conteúdos matemáticos. O trabalho reforça a criação de jogos
digitais como uma importante ferramenta para apoiar a alfabetização matemática e
o desenvolvimento global de alunos com transtorno do espectro autista.
|
|||||||||||||
|