Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: VOCÊ COME O QUE VOCÊ É: RELAÇÕES ENTRE PERSONALIDADE, ESCOLHAS ALIMENTARES E SAÚDE PSICOLÓGICA
Autor: LUCAS RANGEL SCHIRMER
Colaborador(es): JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
Catalogação: 25/MAR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66314&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66314&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66314
Resumo:
As escolhas alimentares humanas são complexas e estão condicionadas por variáveis biológicas, sociais, culturais, históricas e psicológicas. Esta dissertação teve como objetivo investigar aspectos psicológicos das escolhas alimentares, como as motivações e os fatores da personalidade, e suas relações com a saúde psicológica. Para isso, foram apresentados três artigos. O primeiro, testa as relações entre as escolhas alimentares, os cinco grandes fatores da personalidade e a saúde psicológica em uma amostra brasileira. O segundo investiga diferenças em aspectos da personalidade e saúde psicológica em diferentes grupos dietéticos. O terceiro apresenta relações entre as motivações para as escolhas alimentares e os cinco grandes fatores da personalidade. De forma geral, os resultados apresentados são condizentes com estudos internacionais anteriores. No primeiro artigo, destacam-se relações positivas entre abertura a experiência, conscienciosidade e saúde psicológica com o consumo de frutas e vegetais. No segundo artigo, não foram encontradas diferenças esperadas em traços de personalidade em diferentes grupos de dieta. No terceiro artigo, foram encontradas relações esperadas entre o fator conscienciosidade e motivos para as escolhas alimentares, além da relação positiva do fator humor e o neuroticismo. Espera-se que esses resultados contribuam de maneira significativa para a literatura sobre os temas abordados, além de prover aplicações terapêuticas valiosas para psicólogos, nutricionistas e nutrólogos no exercício de suas profissões. Entendendo as relações entre personalidade, motivos para as escolhas alimentares e suas relações com a saúde psicológica, é possível pensar em estratégias personalizadas que podem ser mais adequadas as necessidades de cada paciente no que diz respeito a suas próprias escolhas alimentares, promovendo um estilo de vida mais saudável de forma geral.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF