Título: | O BRINCAR COMO DEVIR: DA CRIATIVIDADE PRIMÁRIA ÀS PRÁTICAS DA LIBERDADE | ||||||||||||
Autor: |
ARTHUR MARINS FRANCO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MONAH WINOGRAD - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 21/MAR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66279&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66279&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66279 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pandemia da COVID-19 impôs algumas questões para as subjetividades
contemporâneas, havendo sido uma delas a que emerge da tensão entre a liberdade
individual e o cuidado coletivo. Partindo deste campo de tensões, propusemos uma
investigação psicanalítica da subjetivação a partir do que Donald Winnicott nomeou
como um arranjo indivíduo-ambiente. Tematizando o infantil como aquilo que começa a
partir do arranjamento, empreendemos um estudo teórico acerca das confluências e
diferenças entre um plano ambiental, articulado à teoria da dependência de Winnicott e
um plano pulsional da subjetivação, próprio da relação do sujeito com seus desejos.
Mantendo o diálogo com a metapsicologia freudiana, articulamos este infantil ao brincar,
propondo que a busca pelo self que lhe é própria pode também ser pensada como uma
prática não intelectualizada da liberdade, que articula dependência e satisfação pulsional.
|
|||||||||||||
|