Título: | QUE TERRA É ESSA ONDE ESTOU INDO, QUE TERRA É ESSA VOVÓ: ONDE NÓS CRESCEMOS | ||||||||||||
Autor: |
VIVIANE DE SALES SILVA |
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Colaborador(es): |
FELIPE SUSSEKIND VIVEIROS DE CASTRO - Orientador MARIA SARAH DA SILVA TELLES - Coorientador |
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Catalogação: | 07/MAR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66176&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66176&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66176 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa se dedica à reflexão sobre os efeitos do etnocídio em relação à presença
indígena no meio urbano e periférico a partir de estudo de caso ligado à minha própria
vida e à experiência social de minha avó, Dona Dora, remanescente Potyguara e
migrante da Paraíba. Dialogamos com estudos sobre os fenômenos das etnogêneses e
retomadas identitárias que se confrontam com o processo miscigenatório e de violência
étnico-racial que se deu junto ao fato colonial. Na metodologia utilizada, exploramos
o modelo (auto)etnográfico e prestigiamos a escuta atenta da oralidade ancestral,
através de vovó e sua história de vida. No âmbito das ciências sociais, nos interessa
compreender sobre os problemas que perpassam a subalternização de pessoas
afroindígenas na formação da sociedade nacional. Para Gayatri Chakravorty Spivak,
o sujeito subalterno é concebido como ausente nas práticas discursivas da
representação política e social, aqui rompemos com isto e contribuímos para a
produção de conhecimento afroindígena a partir de reflexões sobre vida,
ancestralidade e memória.
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