Título: | O DESIGN DE BRINQUEDOS NO BRASIL: UMA ARQUEOLOGIA DO PROJETO E SUAS ORIGENS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LIGIA MEFANO |
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Colaborador(es): |
RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador |
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Catalogação: | 20/JUN/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6604&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6604&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6604 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O brinquedo como objeto de estudo tem suscitado o
interesse de
educadores, psicólogos, designers, sociólogos,
antropólogos, filósofos e
historiadores, em função da diversidade de perspectivas
que abre sobre as
realidades econômicas, políticas e culturais definidoras
do mundo contemporâneo.
A história do brinquedo e do brincar está imbricada no
projeto de modernidade
instalado a partir do Iluminismo. No caso da presente
pesquisa, o brinquedo é
compreendido como um artefato, fruto do trabalho humano e,
portanto, objeto
passível de análise sob a ótica dos estudos da cultura
material e do design.
Partindo dessa perspectiva, foi realizada uma coleta ampla
de informações sobre o
projeto de brinquedos no Brasil nas suas mais diversas
manifestações, enfocando
os seguintes pontos: 1. o surgimento da noção de infância
no século XIX e as
diversas concepções da importância do brinquedo para a
criança; 2. a tradição do
brinquedo popular no Brasil, relacionando seu caráter
artesanal com as condições
socioeconômicas da infância brasileira; 3. as
transformações tecnológicas que
propiciaram a industrialização do brinquedo brasileiro,
destacando a história da
Manufatura de Brinquedos Estrela; 4. a atividade de
projetar brinquedos no Brasil
vista a partir de entrevistas com designers e outros
profissionais. O objetivo geral
do trabalho é gerar uma base de conhecimento sobre as
condições em que se dá o
processo de criação de brinquedos no Brasil. Dada a
fragmentação de informações
sobre esse tema em diversos campos de estudo, a pesquisa
realizada adquiriu um
caráter arqueológico, reunindo e organizando os vestígios
encontrados em uma
teia que abrange desde a história das técnicas e
tecnologias até os estudos e
pesquisas de cultura popular.
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