Título: | EYE IN THE SKY: WASHINGTON, HOLLYWOOD E A IMAGEM-ANIQUILAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
GABRIEL FERNANDES CAETANO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MAIRA SIMAN GOMES - Orientador ALCIDES EDUARDO DOS REIS PERON - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/JAN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65837&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65837&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65837 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo desta tese é abrir os olhos à violência contida na imagem
enquanto agente semiótico-material da guerra contemporânea. No século XXI, o
drone armado militar, uma arma imagem-centrada, tem encabeçado a curadoria
geopolítica dos EUA no âmbito da guerra ao terror. Na esteira do emaranhado entre
Washington e Hollywood, observa-se que a violência drônica guarda as mesmas
características do cinema: imagem e movimento. Contudo, a imagem de um drone
não é puramente o reflexo da natureza da guerra; ela é mais que representacional, é
performativa. A partir do conceito de imagem-aniquilação, esta tese argumenta que
a imagem possui uma agência destrutiva ao transitar da reflexão à difração
(Haraway, 1992; Barad, 2007). Ao invés de espelhar a realidade, a imagem-aniquilação cria um brutal padrão de diferença no mundo. Trata-se de uma
ontologia destrutiva na qual ver e aniquilar estão em estado de superposição. Logo,
tudo aquilo que está enquadrado, está potencialmente morto. É dizer, ao enquadrar
corpos e objetos no terreno, cria-se um estado de violência superposicional em que
se está vivo, mas virtualmente morto. Tal movimento ocorre a partir de um forte
apelo transdisciplinar, no qual a disciplina de Relações Internacionais (RI) é
apoiada por conceitos e ideias da Filosofia, da História da Arte, dos Estudos
Culturais e dos Estudos Fílmicos do cinema. A criação do conceito de imagem-aniquilação é fruto da combinação entre a filosofia de Gilles Deleuze (Deleuze e
Guattari, 1996), entendida como prática que fabrica conceitos, e a abordagem de
Michael Shapiro (2020), que busca extrair teoria política das imagens fílmicas. Para
a realização desde exercício, aborda-se o filme Eye in the Sky (2015), do diretor
Gavin Hood. A escolha desta obra cinematográfica advém da sua crítica
amplamente positiva, bem como seu status como filme que revela a realidade da
guerra de drones. Desse modo, esta tese contribui tanto para a compreensão dos
imaginários sociotécnicos da guerra contemporânea a partir do continuum guerra-imagem-cinema, quanto para a inovação epistêmica e metodológica nas RI.
|
|||||||||||||
|