Título: | O CORPO: IMAGENS DE DEFORMAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
ALEXIA CARPILOVSKY |
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Colaborador(es): |
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64607&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64607&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64607 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Numa conferência, em 1966, Michel Foucault afirmava que, para ele, as
utopias teriam nascido do desejo do ser humano de se libertar da prisão do corpo,
ou de apagar os corpos. Em seguida, o pensador se considerou equivocado,
voltando atrás e concluindo que o que retira do corpo sua possibilidade utópica seria
o peso e os contornos que somos ensinados a dar-lhe. Sob uma perspectiva
contemporânea, David Le Breton, em Adeus ao Corpo (1999), observa que, com
a aceleração dos avanços tecnológicos, cada vez mais as atividades do corpo são
atrofiadas, substituídas por serviços e aparelhos, restando a ele o lugar de limitação
ou doença. A presente pesquisa investiga como criações do cinema, das artes
visuais e da literatura, principalmente das primeiras décadas do século XXI,
dialogam com esses pensamentos, discutindo três imaginários acerca do corpo:
como barreira a ser ultrapassada pelo ser humano por meio da tecnologia; como
reflexo do antropocentrismo e de concepções de temporalidade, em diálogo com as
noções de progresso, devir e performance; e como lugar de registro de memória,
tanto pelas inscrições ou mutilações na carne quanto por sua ausência, transformada
em falta espectral. Foram selecionadas narrativas em que o corpo é deformado,
reformado, ou que visam superar o corpo, para compreender aspectos da
contemporaneidade a partir dessas representações que tratam da unidade material
mais elementar do ser humano.
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