Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A TRADIÇÃO LIBERAL DOS ESTADOS UNIDOS E SUA INFLUÊNCIA NAS REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA EXTERNA
Autor: GERALDO NAGIB ZAHRAN FILHO
Colaborador(es): MARIA REGINA SOARES DE LIMA - Orientador
Catalogação: 18/MAI/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE PRÊMIO FRANKLIN DELANO ROOSEVELT DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2006 - U.S. EM
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6459&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6459&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6459
Resumo:
São muitas as análises sobre a política externa dos Estados Unidos, mas dentre todas elas destaca-se um tipo específico que utiliza a distinção entre políticas realistas e idealistas para caracterizá-la. A presente dissertação dialoga com esse tipo de análise da política externa do país, fornecendo uma alternativa para essa interpretação bipartida entre realismo e idealismo. Resgatando o conceito da tradição política liberal nos Estados Unidos, desenvolvido pela primeira vez pelos adeptos do paradigma da história consensual da década de 50, esta pesquisa identifica as influências dessa tradição liberal na política externa. Segundo a idéia de tradição liberal, a grande característica da política nos Estados Unidos é a ausência de uma tradição conservadora; os valores liberais estão completamente difundidos e impregnados no pensamento político do país. O maior reflexo desse fato na política externa é a capacidade dos Estados Unidos de projetarem seus interesses e valores particulares como universais. Tal característica se sobrepõe à suposta divisão da política externa em vertentes realistas e idealistas. Assim, a pesquisa se desenvolve analisando as relações existentes entre as análises de política externa que se utilizam dessa distinção entre realismo e idealismo e a tradição liberal, em dois momentos específicos: no fim da Segunda Guerra Mundial, período em que essas análises começam a se disseminar, e no pós-Guerra Fria.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF