Título: | ABRIRAM-SE OS SEUS OLHOS: UMA ANÁLISE DE EMAÚS (LC 24,13-35) À LUZ DO ÉDEN (GN 3,7). COMENTÁRIO EXEGÉTICO DE LC 24,13-35 | ||||||||||||
Autor: |
BRUNO GUIMARAES DE MIRANDA |
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Colaborador(es): |
WALDECIR GONZAGA - Orientador |
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Catalogação: | 29/SET/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64159&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64159&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64159 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa analisa a possível alusão a Gn 3,7 (LXX) na expressão abriram-se os seus olhos, utilizada por Lucas em Lc 24,31, no episódio dos discípulos de Emaús. A partir dessa referência, o texto lucano desponta como um epílogo ao relato da queda original: no Éden os olhos de Adão e Eva se abriram de modo impróprio, e por sua desobediência constataram
sua nudez; em Emaús, ao contrário, os olhos dos discípulos se abriram da maneira certa, e reconheceram o Senhor ressuscitado. Destaca-se a semelhança entre o estado de desânimo dos primeiros pais, ao fim do relato da queda, e dos discípulos
de Emaús no início do episódio. Ressalta-se também a importância da iniciativa dos
discípulos de convidar Jesus a permanecer, não apenas pela hospitalidade, mas a
fim de desfazer a esquiva dos primeiros pais, que se esconderam de Deus em razão
de seu pecado. Por fim, a referida aproximação reforça a teoria de que a companhia
de Cléofas fosse sua própria esposa, formando um casal.
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