Título: | DESINFORMAÇÃO E REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE PERSONALIZADA | ||||||||||||
Autor: |
CARLOS EDUARDO FERREIRA DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
FABIO CARVALHO LEITE - Orientador IVAR ALBERTO MARTINS HARTMANN - Coorientador |
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Catalogação: | 20/SET/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64043&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64043&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64043 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho pretende analisar como a desinformação é monetizada
no ambiente virtual e compreender aspectos regulatórios estruturais e concretos
para reduzir os efeitos nocivos desta prática. Assim, será demostrado o conceito
de desinformação e de publicidade personalizada, além da relação que possuem
entre si. Em virtude dos diversos benefícios gerados por este tipo de publicidade
e dos riscos para a liberdade de expressão que podem advir da regulação focada
em conteúdo, são apresentadas soluções centradas na arquitetura da plataforma
e na proteção de dados pessoais. Como proposta, se apresenta uma regulação
multiparticipativa, com amplitude de instrumentos e com a mescla de conceitos
mais precisos e mais vagos, buscando segurança jurídica sem descuidar da
necessária elasticidade diante da dinâmica que envolve novas tecnologias. Por
fim, são apresentadas medidas concretas voltadas para (i) transparência e
empoderamento do usuário; (ii) transparência e controle para o anunciante; (iii)
accountability e dados pessoais.
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