Título: | QUEERMUSEU: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA ARTE E DA PRESERVAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
LUIZ HENRIQUE DA SILVA SOARES |
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Colaborador(es): |
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - Orientador |
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Catalogação: | 04/SET/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63891 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Hoje, muito se discute sobre a preservação de arte contemporânea; já não
se trata de um assunto incomum para os profissionais do campo. Porém, conciliar
o exercício da conservação-restauração com o modus operandi característico da
produção artística contemporânea permanece sendo um trabalho repleto de
complexidade, visto que esta última tem como uma de suas premissas básicas
elaborar situações específicas que, em sua maioria, desafiam os cânones da teoria
da produção de conhecimento e da prática da preservação cultural. Em outras
palavras: a natureza dos trabalhos de arte contemporânea convocam a revisões
epistemológicas da arte, suas áreas afins – como a conservação-restauração – e,
consequentemente, do próprio mundo real enquanto coletividade construída. Na
presente dissertação, a proposta é analisar, sob esta abordagem, a importância do
potencial transformador da arte atual e de quais formas ele pode – ou não – ser
preservado/mantido, tomando como estudo de caso a exposição Queermuseu:
cartografias da diferença na arte brasileira, seus embates e desdobramentos no
espaço-tempo, que engendraram uma série de contribuições para a discussão
acerca do lugar da arte e da preservação cultural na sociedade.
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