Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POLÍTICAS DE POLÍCIA E VIOLÊNCIA: NARRATIVAS DO RIO DE JANEIRO
Autor: VICTOR DAMASCENO TOSCANO COSTA
Colaborador(es): JAMES CASAS KLAUSEN - Orientador
Catalogação: 17/AGO/2023 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63719&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63719&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63719
Resumo:
A partir de entrevistas com policiais do Rio de Janeiro, esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação tensa que há entre Polícia e violência. Com as entrevistas, nota-se que os policiais evitam e resistem a discussões sobre violência e à própria palavra violência. Em vez disso, empregam guerra como instrumento retórico para pleitear autorização e leniência para o exercício de violência na função policial. Posicionando a violência como parte do poder discricionário da polícia, ele mesmo resultado de uma tensão inescapável entre lei, que deveriam seguir, e ordem, que deveriam impor, a pesquisa apresenta que a mesma estrutura das críticas da violência como excesso respalda e reitera as possibilidades de emprego de violência extrajudicial por policiais. Os policiais, por suas vezes, apresentam essa violência com ocultação e dubiedade, além de pelo uso de eufemismos, negações e silêncios, em contraste e tensão com o uso da retórica de guerra. Finalmente, a pesquisa apresenta a função policial como um trabalho impossível. Atuando nas tensões e paradoxos entre lei e ordem, e entre autorização de emprego da violência e rejeição à violência, policiais respondem às demandas contraditórias com o uso da retórica de guerra, mas reconhecem que essa guerra nunca vai cessar, que estão enxugando gelo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF