Título: | IDEOLOGIA NO CAMPO DO DESIGN DE MODA: O USO DA NOÇÃO DE MODA SUSTENTÁVEL | ||||||||||||
Autor: |
AMANDA NETTO NOGUERA |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador ALBERTO CIPINIUK - Coorientador |
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Catalogação: | 10/AGO/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63652&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63652&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63652 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Considerando o aumento da prevalência dos discursos e das
disciplinas, sobre sustentabilidade nas instituições de ensino do Campo do
Design de Moda, objetiva-se investigar como o Campo compreende a noção
de sustentabilidade. Para tal, a fim de aprendermos a totalidade social,
empregamos as teorias do Campo e da economia dos bens simbólicos, de
Pierre Bourdieu, e a teoria social de Marx, a qual acessamos, sobretudo, por
intermédio de pesquisadores marxistas. Esse estudo verificou que o discurso
e a prática do design de moda sustentável tendem a reproduzir a ideologia da
sustentabilidade corporativa. Essa camufla os interesses de classe, apoiando-se na razoabilidade da defesa ambiental, ao mesmo tempo que emprega uma
retórica supraclassista.
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