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Título: CRIAR MUNDOS RELACIONAIS: CAMILLE STORIES E OUTRAS FABULAÇÕES ESPECULATIVAS
Autor: MARIA CLARA PARENTE DE BARROS GOMES
Colaborador(es): MARIA HELENA FRANCO MARTINS - Orientador
Catalogação: 04/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63087&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63087&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63087
Resumo:
A pesquisa investiga o estatuto das fabulações na criação de transformações individuais e coletivas multiespécie no contexto da emergência climática (e suas interseccionalidades), com foco em histórias criadas por mulheres. Investiga-se um conjunto selecionado de criações artísticas que poderiam ser ditas simpoiéticas, nos termos de Donna Haraway, e que se mostram capazes de deslocar lógicas, disposições e sensibilidades arraigadamente em curso no contexto do Antropoceno. A investigação parte de um estudo do conto Estórias de Camille, do livro Ficar com o problema:fazer parentes no Chthuluceno, da própria Haraway, buscando em seguida ocasiões de cotejo e contágio entre essa história (em certo sentido inaugural) e duas outras fabulações: a obra de arte híbrida Proliferações, de Fabíola Fonseca, e o filme Teko Haxy: ser imperfeita, co-dirigido pela cineasta indígena Patrícia Ferreira Pará Yxapy e pela antropóloga não indígena Sophia Pinheiro. Feito à luz do conceito de simpoiese, o exame conjunto das criações analisadas busca somar-se aos esforços contemporâneos de contraposição às narrativas antropocêntricas (falocêntricas, etnocêntricas, especistas), tanto em suas versões utópicas e salvacionistas, quanto em reações distópicas e apocalípticas.
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