Título: | PRÁTICAS, CRENÇAS PARENTAIS E METAS DE SOCIALIZAÇÃO DA EMOÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE | ||||||||||||
Autor: |
GIOVANNA MAIA CRIVANO |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62810&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62810&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62810 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Devido a necessidade intrínseca ao ser humano de interação social, os
cuidadores precisam traçar metas para socializar seus filhos. Uma vez que
compreende-se que habilidades emocionais são essenciais para inserção e
interação social, dentre as metas de socialização estabelecidas pelos pais, temos as
metas de socialização da emoção. Ao mesmo tempo, na teoria de Vygotsky, a arte
surge como ferramenta importante para a experimentação emocional, levando a
melhor compreensão das emoções e maior facilidade de expressão das mesmas.
Este trabalho buscou investigar como a arte está sendo pensada e incluída por
mães no contexto das crenças e metas de socialização da emoção. Participaram do
estudo 20 mães moradoras do Rio de Janeiro e proximidades com pelo menos um
filho de até três anos de idade. Foi aplicado o instrumento Questionário de Metas
de Socialização da Emoção (QMSE) e foi realizada uma entrevista online, de
roteiro semi-estruturado, com cada uma das participantes. As entrevistas foram
transcritas e analisadas utilizando o Software IraMuteq. A partir das análises
realizadas, foi possível perceber que no que diz respeito à arte enquanto
facilitadora de processos de socialização e emocionais, todas as mães tiveram
respostas afirmativas ao serem questionadas sobre a crença de correlação entre a
arte e o impacto no desenvolvimento global de seus filhos; o impacto em
processos emocionais de seus filhos, incluindo ensinar e compreender sobre
emoções; o impacto em processos de socialização de seus filhos. Além disso,
segundo relato das mesmas, a arte tem potencial para afetar na criatividade e
autoestima de seus filhos, além de promover estimulação corporal e novas
possibilidades de campos de trabalho no futuro, pode ser mobilizadora de
questões referentes à comunicação com seus filhos e mediadora para traduzir
acontecimentos. Acredita-se que o presente trabalho pode contribuir para a
compreensão de temas relevantes referentes à parentalidade, tão preciosa para a
Psicologia do Desenvolvimento e para a área das artes, principalmente as dirigidas
ao público infantil.
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