Título: | INVESTIGAÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIA E BEM-ESTAR NA INTERAÇÃO COM REDES SOCIAIS | ||||||||||||
Autor: |
BEATRIZ SANTOS DE PAULO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62766&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62766&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62766 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Na última década, os smartphones e aplicativos móveis tem se tornado parte da vida
de bilhões ao redor do mundo. Designers são, implícita ou explicitamente,
responsáveis pelas experiências emocionais que os produtos que utilizamos
canalizam, bem como por seu impacto no bem-estar dos indivíduos. Uma vez que
aplicativos de rede social e mensagem são produtos com diversas particularidades,
com um público heterogêneo e massivo, e que experiências emocionais em
produtos são fenômenos complexos e personalizados, a presente dissertação propõe
analisar a diversidade de experiências emocionais e de relação com o bem-estar
associadas à interação com aplicativos de rede social, com enfoque no Instagram e
no Facebook. Foi realizada uma combinação dos métodos de Questionário e
Colagem para buscar responder de forma descritiva as perguntas, analisando
comportamentos, emoções e relação com necessidades psicológicas. Os principais
resultados apontam para uma coleção de sentimentos e comportamentos que se
repetem nessa experiência emocional, relacionada ao estímulo de necessidades
psicológicas vitais para o bem-estar. O principal resultado é uma combinação de
recomendações para o projeto de aplicativos sociais, que buscam apresentar formas
de canalizar experiências saudáveis e positivas por meio da interação entre
indivíduo e rede social.
|
|||||||||||||
|