Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O APRENDER FAZENDO COMO PONTO DE CONVERGÊNCIA DO CONHECIMENTO COM A TECNOLOGIA NO ENSINO DO DESIGN
Autor: BRUNO NOVO VERSCHLEISSER
Colaborador(es): JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 01/JUN/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759
Resumo:
Esta dissertação busca investigar a importância do aprender fazendo, como uma forma de adquirir e compartilhar o conhecimento, por meio do ensino-aprendizagem no design. O estudo faz uma revisita às origens do aprender fazendo que, combinadas às tecnologias existentes em diferentes períodos da história foram determinantes para o desenvolvimento do conhecimento (social, econômico e tecnológico) da humanidade. A pesquisa também procura apresentar pontos de convergência entre o processo evolutivo humano realizado pelo aprender fazendo e as demandas do período vigente. O trabalho se insere em um paralelo entre a prática do design analógico do passado, com o futuro-presente da era digital no design, gradualmente modificada com a chegada da revolução computacional e as novas tecnologias. De acordo com Klaus Schwab (2018, p.11), a Quarta Revolução Industrial será responsável por uma transformação tecnológica que mudará a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A Internet de alta velocidade será uma das principais impulsionadoras desta transformação, permitindo acessar a informação e o conhecimento a qualquer momento e qualquer lugar. Uma mudança que exigirá do modelo de ensino tradicional adaptações constantes no processo de ensino-aprendizagem entre professores e designers em formação, que ganhará mais autonomia ao ser estimulado pela prática do aprender fazendo. Para realização desta dissertação será feita uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica, para entender como a prática do aprender fazendo, associada às novas tecnologias, pode ajudar na formação de designers do século XXI
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF