Título: | O APRENDER FAZENDO COMO PONTO DE CONVERGÊNCIA DO CONHECIMENTO COM A TECNOLOGIA NO ENSINO DO DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
BRUNO NOVO VERSCHLEISSER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 01/JUN/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação busca investigar a importância do aprender fazendo,
como uma forma de adquirir e compartilhar o conhecimento, por meio do ensino-aprendizagem no design. O estudo faz uma revisita às origens do aprender
fazendo que, combinadas às tecnologias existentes em diferentes períodos da
história foram determinantes para o desenvolvimento do conhecimento (social,
econômico e tecnológico) da humanidade. A pesquisa também procura apresentar
pontos de convergência entre o processo evolutivo humano realizado pelo
aprender fazendo e as demandas do período vigente. O trabalho se insere em um
paralelo entre a prática do design analógico do passado, com o futuro-presente da
era digital no design, gradualmente modificada com a chegada da revolução
computacional e as novas tecnologias. De acordo com Klaus Schwab (2018,
p.11), a Quarta Revolução Industrial será responsável por uma transformação
tecnológica que mudará a maneira como vivemos, trabalhamos e nos
relacionamos. A Internet de alta velocidade será uma das principais
impulsionadoras desta transformação, permitindo acessar a informação e o
conhecimento a qualquer momento e qualquer lugar. Uma mudança que exigirá
do modelo de ensino tradicional adaptações constantes no processo de ensino-aprendizagem entre professores e designers em formação, que ganhará mais
autonomia ao ser estimulado pela prática do aprender fazendo. Para realização
desta dissertação será feita uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica, para
entender como a prática do aprender fazendo, associada às novas tecnologias,
pode ajudar na formação de designers do século XXI
|
|||||||||||||
|