Título: | RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA GOMES COELHO |
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Colaborador(es): |
MYLENE MIZRAHI - Orientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62363 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação tem como tema central o Teatro Negro e doravante esta
temática, constrói uma relação de investigação com Rodrigo França e seus
empreendimentos. A partir de trabalho de campo realizado com este sujeito e sua
rede de relações, em especial na produção do espetáculo Jorge Pra Sempre Verão,
temos a produção de uma etnografia. Tal empreendimento é realizado na
perspectiva de articular arte, antropologia, educação e práticas políticas. Com
objetivo de considerar as contribuições de Rodrigo França e sua pedagogia
antirracista, que perpassa os múltiplos campos de atuação deste sujeito, mas
também verificando em que medida suas ações são fruto de uma continuidade
histórica, é empreendida uma pesquisa acerca de dois momentos do Teatro Negro.
O Teatro Abolicionista e o Teatro Experimental do Negro ganham destaque, pois,
nos ajudam a refletir em que medida conseguimos articular teatro, educação e
práticas políticas. Ainda que a partir de diferentes atuações e práticas, são capazes
de produzir agência e transformações dentro e fora dos palcos. Na intenção de
estabelecer conexões entre teatro e educação, aqui a arte é considerada a partir de
suas capacidades agentivas e conectivas. A pedagogia antirracista empreendida por
tais movimentos se faz necessária e urgente na construção de uma sociedade
democrática e justa.
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