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Título: RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Autor: MARIANA GOMES COELHO
Colaborador(es): MYLENE MIZRAHI - Orientador
Catalogação: 25/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62363
Resumo:
Esta dissertação tem como tema central o Teatro Negro e doravante esta temática, constrói uma relação de investigação com Rodrigo França e seus empreendimentos. A partir de trabalho de campo realizado com este sujeito e sua rede de relações, em especial na produção do espetáculo Jorge Pra Sempre Verão, temos a produção de uma etnografia. Tal empreendimento é realizado na perspectiva de articular arte, antropologia, educação e práticas políticas. Com objetivo de considerar as contribuições de Rodrigo França e sua pedagogia antirracista, que perpassa os múltiplos campos de atuação deste sujeito, mas também verificando em que medida suas ações são fruto de uma continuidade histórica, é empreendida uma pesquisa acerca de dois momentos do Teatro Negro. O Teatro Abolicionista e o Teatro Experimental do Negro ganham destaque, pois, nos ajudam a refletir em que medida conseguimos articular teatro, educação e práticas políticas. Ainda que a partir de diferentes atuações e práticas, são capazes de produzir agência e transformações dentro e fora dos palcos. Na intenção de estabelecer conexões entre teatro e educação, aqui a arte é considerada a partir de suas capacidades agentivas e conectivas. A pedagogia antirracista empreendida por tais movimentos se faz necessária e urgente na construção de uma sociedade democrática e justa.
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