Título: | INSPIRANDO SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO E NA PROPAGAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE | ||||||||||||
Autor: |
THIEGO DE AZEVEDO BALTEIRO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
FABIO RUBIO SCARANO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/FEV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61896 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável destacam, entre suas metas,
a conscientização, a informação e a educação – processos sobre os quais a
comunicação tem um papel-chave. A produção de conteúdo, seja ficcional,
documental ou jornalístico, tem enorme impacto em como as sociedades são
organizadas. Uma série de televisão ou um telejornal podem influenciar convicções,
ações e até mesmo políticas. Com base em diferentes modelos de mudança
comportamental, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, que analisou a
resposta do público a quatro vídeos: um trailer de uma série de ficção, um esquete
cômico, uma campanha ativista e um vídeo institucional de animação – todos com
foco na sustentabilidade. A pesquisa foi concluída conforme o planejado e, a partir
de suas respostas, esta dissertação refletiu sobre duas questões centrais: i) Como
podemos criar produtos audiovisuais que promovam mais engajamento e despertem
nos espectadores o interesse pela sustentabilidade?; e ii) Como garantir que a
mensagem da sustentabilidade não só alcance o espectador, mas também se
destaque frente a tantas outras, provocando uma mudança comportamental de
fato?. Associados, os dados da pesquisa bibliográfica e os resultados do
questionário forneceram insumos oportunos e ofereceram caminhos para não só
ampliar o engajamento do público, mas também dar mais relevância às mensagens
retratadas nos conteúdos.
|
|||||||||||||
|