Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INSPIRANDO SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO E NA PROPAGAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
Autor: THIEGO DE AZEVEDO BALTEIRO
Colaborador(es): FABIO RUBIO SCARANO - Orientador
Catalogação: 24/FEV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61896&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61896
Resumo:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável destacam, entre suas metas, a conscientização, a informação e a educação – processos sobre os quais a comunicação tem um papel-chave. A produção de conteúdo, seja ficcional, documental ou jornalístico, tem enorme impacto em como as sociedades são organizadas. Uma série de televisão ou um telejornal podem influenciar convicções, ações e até mesmo políticas. Com base em diferentes modelos de mudança comportamental, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, que analisou a resposta do público a quatro vídeos: um trailer de uma série de ficção, um esquete cômico, uma campanha ativista e um vídeo institucional de animação – todos com foco na sustentabilidade. A pesquisa foi concluída conforme o planejado e, a partir de suas respostas, esta dissertação refletiu sobre duas questões centrais: i) Como podemos criar produtos audiovisuais que promovam mais engajamento e despertem nos espectadores o interesse pela sustentabilidade?; e ii) Como garantir que a mensagem da sustentabilidade não só alcance o espectador, mas também se destaque frente a tantas outras, provocando uma mudança comportamental de fato?. Associados, os dados da pesquisa bibliográfica e os resultados do questionário forneceram insumos oportunos e ofereceram caminhos para não só ampliar o engajamento do público, mas também dar mais relevância às mensagens retratadas nos conteúdos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF