Título: | ENTRE INDIVIDUALISMO POSSESSIVO E TRANSINDIVIDUALIDADE: ÉTIENNE BALIBAR E AS ALTERNATIVAS POLÍTICAS DA MODERNIDADE | ||||||||||||
Autor: |
GLENDA VICENZI |
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Colaborador(es): |
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY - Orientador |
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Catalogação: | 15/DEZ/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61557&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61557&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61557 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese dedica-se à reflexão teórica em torno do problema do indivíduo na
modernidade desde a perspectiva da conjunção entre política e filosofia. Em
particular, toma-se como ponto de partida o diagnóstico apresentado pela teoria do
individualismo possessivo, de C. B. Macpherson, especialmente quando explicita
que as sociedades políticas modernas se estruturaram a partir de uma concepção de
indivíduo marcada por características possessivas. A tese objetiva demonstrar como
historicamente esteve posta uma disputa teórico-política em torno dessa noção.
Assim, na primeira parte, propõe-se que a leitura de Étienne Balibar em relação à
filosofia de John Locke, a qual se constitui como uma das bases da teoria do
individualismo possessivo, apresenta uma renovação crítica de tal teoria, pois
explicita que a conjunção entre indivíduo e propriedade não se limita à teoria
política e à teoria da propriedade, mas está inscrita na teoria metafísica,
estruturando a própria concepção de consciência individual. Já na segunda parte da
tese é analisado em que sentido as teorias contemporâneas sobre o transindividual
– hipótese primeiramente formulada por Gilbert Simondon – representam uma
contraposição atual a essa perspectiva sobre a individualidade, que, ao mesmo
tempo, diferencia-se das críticas tradicionais do individualismo. Essa problemática
também é analisada através da leitura de Balibar, a qual oferece às teorias do
transindividual um necessário complemento político que não estava inteiramente
presente nas versões mais estritamente ontológicas. Além disso, ao partir da
filosofia de Spinoza, a interpretação balibardiana permite identificar a formulação
de uma concepção alternativa sobre a individualidade contemporânea a Locke.
Propõe-se que tal concepção não se baseia em características possessivas e institui
um horizonte para a imaginação política frente aos desafios políticos
contemporâneos.
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