Título: | MULHERES NEGRAS E UNIVERSIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DE DISCENTES NEGRAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL | ||||||||||||
Autor: |
LIVIA SOUZA SILVA |
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Colaborador(es): |
ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador |
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Catalogação: | 06/OUT/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60766&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60766&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60766 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação, intitulada Mulheres Negras e Universidade: uma
reflexão sobre a permanência estudantil das discentes negras do curso de Serviço
Social da PUC-Rio, trata da questão da permanência e do programa de assistência
estudantil da PUC-Rio. Assistência estudantil é aqui compreendida como um
programa voltado para a permanência de estudantes das classes trabalhadores e/ou
pertencentes a grupos que vivem em condições de desigualdade social e tem como
objetivo central proporcionar às necessidades e demandas acadêmicas condições
que possibilitem a vivência plena da vida universitária e contribuam para a
diminuição da evasão. A pesquisa tem como parte dos objetivos analisar as
principais dificuldades de permanência vivenciadas pelas estudantes negras de
Serviço Social da PUC-Rio, matriculadas nos anos de 2018 e 2019, realizar o
levantamento do perfil dos discentes matriculados nos anos de 2018 e 2021 e
identificar a importância do Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio na
trajetória universitária das estudantes negras. Para isso foram entrevistados 33
discentes e posteriormente 5 discentes negras, por meio de um formulário que foi
enviado por estudantes do Centro Acadêmico Zica de Oliveira de Serviço Social
para as representantes das turmas e ingressantes nos anos 2018, 2019, 2020 e 2021.
Este estudo possibilitou a compreensão dos desafios enfrentados pelas discentes
negras e pertencentes às classes populares, a importância do programa oferecido
pela Universidade para a permanência dessas estudantes e analisou propostas
apresentadas por elas para a manutenção da vida acadêmica que ainda não são
ofertadas pela PUC-Rio.
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