Título: | COMPORTAMENTO À FLEXÃO DE VIGAS DE SEÇÃO-I DE CONCRETO REFORÇADO COM TECIDO | ||||||||||||
Autor: |
KISSILA BOTELHO GOLIATH |
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Colaborador(es): |
DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - Orientador FLAVIO DE ANDRADE SILVA - Coorientador |
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Catalogação: | 22/AGO/2022 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60285&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60285&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60285 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem por objetivo a análise experimental do comportamento à flexão,
a curto e longo prazo, de vigas de seção I de concreto reforçado com tecido de
carbono (Textile Reinforced Concrete - TRC). Foram utilizados quatro tipos de
tecido de carbono, sendo eles diferenciados pelas dimensões da malha e seção
transversal dos cordões, assim como pelo revestimento do tecido. As amostras
foram identificadas de acordo com o nome do revestimento, sendo eles de estireno
butadieno (SBR) e SBR com impregnação de areia (SND), acrilato (ACR) e epóxi
(EPX). Inicialmente, foram realizados ensaios de flexão em quatro pontos nas
vigas, considerando o tecido SBR e as seguintes condições: (a) matriz cimentícia
simples; (b) matriz simples e têxtil revestido de areia; e (c) matriz strain hardening
cement‐based composite (SHCC). O principal objetivo foi correlacionar as
melhorias nas propriedades da interface e da matriz com o padrão de fissuração,
modo de falha e ductilidade. Foi utilizado um método teórico para avaliação do
comportamento à flexão das vigas, que obteve boa concordância com os resultados
experimentais. Na etapa seguinte, as propriedades mecânicas de diferentes tipos de
TRC e sua interface foram estudadas através de ensaios de tração direta,
arrancamento e compressão. A influência de diferentes configurações de ensaio e a
eficácia dos parâmetros obtidos nestes ensaios foram verificados para a previsão do
desempenho de vigas de TRC ensaiadas em flexão de forma monotônica. O estudo
foi capaz de indicar os métodos de caracterização mais adequados para derivar
propriedades mecânicas a serem utilizadas em métodos analíticos, assim como a
influência dos diferentes parâmetros de ensaio na capacidade de carga do
compósito. Finalmente, foi investigado o comportamento de longo duração das
vigas de seção sob carregamento permanente de 4 kN. Um modelo analítico foi
usado para analisar os resultados em termos de módulo efetivo do tecido, resistência
à tração do concreto e tensão nominal de aderência. O modelo mostrou que o tecido
SBR é fortemente afetado pela carga permanente. As vigas SND, ACR e EPX
formaram novas fissuras durante os ensaios de fluência e a redução do módulo
efetivo observada não foi acompanhada pelo aumento da abertura da fissura.
Confirmou-se a grande influência da adesão entre tecido e matriz na capacidade de
carga do compósito, a diminuição da resistência da matriz devido à incorporação
do tecido, bem como a divergência das condições dos ensaios de caracterização do
compósito.
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