Título: | UM MAR DE SILÊNCIOS: RELAÇÕES INTERNACIONAIS E A POLÍTICA DA ESCRAVIDÃO NO ATLÂNTICO DO SÉCULO XIX | ||||||||||||
Autor: |
GUSTAVO ALVIM DE GOES BEZERRA |
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Colaborador(es): |
ROBERTO VILCHEZ YAMATO - Orientador JAMES MATTHEW DAVIES - Coorientador |
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Catalogação: | 27/JUN/2022 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59765&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59765&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59765 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa tese propõe um engajamento com as Relações Internacionais pela perspectiva da
escravidão atlântica do século XIX ao analisar arquivos brasileiros e estadunidenses
daquele centênio. O argumento desenvolvido nas próximas páginas é centrado na
possibilidade de articular formas de pertencimento que não sejam definidas em termos
espaciais. O desenvolvimento de um pensamento político que tenha como premissa a
escravidão atlântica do século XIX é uma forma de focar no fenômeno político sem
condicioná-lo ao espaço estatal. Essa ênfase na política, ao invés de na espacialidade,
permite considerar outras formas de pertencimento para além de cidadania,
consequentemente, a delimitação de espaço não como ponto de partida, mas como
consequência. Nesta tese, eu desenvolvo essas formas de pertencimento e essa forma
de espacialidade por meio de uma discussão sobre o conceito de Império.Ao perceber
a escravidão como um Império atlântico, o papel dos Estados deixa de ser a força
criadora desse fenômeno social e passa a ser o de administrador burocrático de uma
dimensão política que inclui a diferença ao invés de negá-la. O argumento da tese é
construído ao longo de seis capítulos (o primeiro sendo a Introdução). O capítulo 2
apresenta a insuficiência conceitual da disciplina, dependente da ideia abstrata de
cidadania, para dar conta da escravidão. Esse sistema violento de exploração do
trabalho é disciplinarmente incompreensível, seja como um projeto – de manter a
diferença dentro das fronteiras – seja como lente para fazer sentido da população
escravizada propriamente. Esse desafio para o arcabouço teórico disciplinar é a
fundação na qual, a partir do terceiro capítulo, o argumento conceitual é construído
pela leitura historiográfica e de arquivos sobre a escravidão. No capítulo 3 eu abordo
as bibliografias sobre escravidão que lidam com as pessoas escravizadas como trabalho
e a que caracteriza escravidão pela sua vida social de forma a construir um retrato mais
preciso dessas pessoas. No capítulo 4, o foco é direcionado para o outro grupo de
pessoas: os cidadãos. Homens brancos dos EUA e do Brasil que ativamente
mantiveram a escravidão e suas articulações nos seus imaginários do Atlântico. O
capítulo 5 aborda as antinomias do liberalismo ao considerar como ele foi dependente
da escravidão ao mesmo tempo em que invisibilizou a escravidão pelas lentes que usa
para ler o século XIX. No capítulo 6 eu desenvolvo por completo o conceito de Império
como uma forma de interpretar uma dimensão política que está sobre os Estados – sem
os negar – e cuja política impacta diretamente na vida dos cidadãos e não-cidadãos
incorporados nos seus domínios.
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