Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MICHEL FOUCAULT: O INTELECTUAL ENQUANTO SUPERASTRO
Autor: MATHEUS RIBEIRO ALVES DE LIMA
Colaborador(es): JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador
Catalogação: 26/MAI/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59222&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59222&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59222
Resumo:
Esta dissertação pretende compreender em que medida o filósofo francês Michel Foucault pode ser lido enquanto superastro. O superastro é uma categoria elaborada por Silviano Santiago, em 1973, para analisar os happenings e apresentações do cantor e compositor Caetano Veloso. O superastro opera por outras noções cunhadas por Santiago (2019) em outros de seus ensaios, como desbunde e curtição, além de propor uma nova relação (em contraste com o astro) com a imprensa, com o artifício e com o corpo. Na configuração que damos à categoria, ela também entrelaça essas relações com noções como humor, público e privado, vida natural e vida politicamente qualificada. Compreendendo que a categoria de superastro não se adequa perfeitamente a figura de um intelectual, deslocamos três grandes categorias de Costica Bradatan (2020): performance, narrativa e público. Apesar de utilizadas por ele para pensar o filósofo-mártir; nesta dissertação, elas se encontram deslocadas para melhor exemplificar o filósofo-superastro em relação com outros três termos: entrevista, biografia e política; respectivamente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF