Título: | OS NOMES DO SILÊNCIO: SILENCIAMENTOS DE PESSOAS NEGRAS EM CEMITÉRIO MARINHO, DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA, E EM O AVESSO DA PELE, DE JEFERSON TENÓRIO | ||||||||||||
Autor: |
IURI DANTAS ENCARNACAO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ROSANA KOHL BINES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59177&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59177&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59177 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa identifica diferentes manifestações do silêncio, relacionadas à
violência e espoliação do corpo negro, no poema Cemitério Marinho, de Edimilson
de Almeida Pereira, e no romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório. A partir daí,
a dissertação busca se aproximar de conceitos possíveis para os diferentes processos
de silenciamento de pessoas negras que levem em conta as diversas dimensões da
experiência de pessoas negras no Brasil contemporâneo, como o uso da linguagem,
reconfiguração da memória, consciência de identidade, cultura e a necropolítica, nas
linhas definidas por Achille Mbembe. Para tanto, a pesquisa envolve o diálogo com
diferentes teorias, como a análise do silêncio proposta por Eni Orlandi, a poética da
Relação de Édouard Glissant, a diáspora do Atlântico Negro, de Paul Gilroy, a
proposta de novas bases para uma estética afrodiaspórica, de Edimilson de Almeida
Pereira, e os usos da memória, de acordo com Aleida Assmann. A pesquisa demonstra
a validade da leitura de silêncios como método de análise crítica da literatura brasileira
contemporânea.
|
|||||||||||||
|