Título: | PRÁTICAS DE LEITURA COLETIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO EM GRUPOS DE JOVENS E IDOSOS | ||||||||||||
Autor: |
PHILIPPE CUNHA FERRARI |
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Colaborador(es): |
VALTER SINDER - Orientador MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - Coorientador |
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Catalogação: | 12/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58968&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58968&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58968 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese trata do estudo de três práticas de leitura coletivas e híbridas da
contemporaneidade: as redes sociais, o booktok e o booktube e os Slams. O objetivo
principal deste estudo é analisar como jovens e idosos interagem com essas práticas
de leitura, observando as diferenças e semelhanças entre esses públicos etários. O
método utilizado foi o método da pesquisa qualitativa através de entrevistas
semiestruturadas com 40 jovens com idades de 18 a 30 anos e 40 idosos com idades
de 60 a 80 anos, ambos os grupos com nível superior completo ou cursando nível
superior, moradores do Rio de Janeiro. Essas três práticas de leitura utilizam-se de
formatos online e offline, podendo ser realizada uma leitura compartilhada, com
possibilidade de trocas e comentários entre os leitores. O virtual e o presencial nas
práticas de leitura da contemporaneidade apresentam-se como mais integrados,
acumulados, linkados e, por isso, também, emaranhados uns nos outros. Os
conteúdos que são lidos continuam sendo diversos, lê-se sobre todos os assuntos,
mas o modo de ler contemporâneo recebe nova formas, novas práticas de leitura
que se conjugam e aglutinam na contemporaneidade como variadas formas de ler
que coexistem.
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