Título: | REFLEXÕES SOBRE A (IN)CAPACIDADE DE ESTAR SÓ | ||||||||||||
Autor: |
JOANA MARCOS CHISSINI |
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Colaborador(es): |
CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58706&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58706&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58706 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo investigar as bases da capacidade de
um indivíduo estar só e apreender o que comprometeria a possibilidade de alguém
ser, existir e de se constituir em uma unidade, alcançando o crescimento emocional
e a autonomia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa teórica a partir do método
conceitual analítico. A investigação foi fundamentada, principalmente, no
pensamento do psicanalista inglês Donald Winnicott. Em uma primeira parte,
investigou-se o aspecto positivo da solidão partindo da concepção winnicottiana do
estar só como uma capacidade. Na segunda parte, a capacidade de estar só foi
relacionada com o espaço potencial winnicottiano, partindo da releitura e da
compreensão de Thomas Ogden de que na capacidade de estar só a criança se torna
capaz de gerar um espaço continente no qual ela vive. Por fim, na terceira parte
desta pesquisa, refletiu-se sobre o aspecto desértico da solidão buscando apreender
possíveis dificuldades no desenvolvimento emocional primitivo que
inviabilizariam a vivência do estar só. Procurou-se compreender as ansiedades
primitivas e os processos defensivos envolvidos nos primórdios do
desenvolvimento, explorando a etiologia do falso self winnicottiano em
contraponto com o gesto espontâneo do bebê.
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