Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INFERÊNCIA DE TUNING ATRAVÉS DA ONDBTUNING
Autor: LUCIANA DE SA SILVA PERCILIANO
Colaborador(es): SERGIO LIFSCHITZ - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58605&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58605&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58605
Resumo:
OnDBTuning é uma ontologia de tuning (semi-automático) de banco de dados relacional. Ontologias são artefatos que representam o conhecimento de um domínio específico e podem ser usadas para se inferir conhecimentos. No entanto, em geral, a maioria das aplicações envolve apenas uma descrição formal e estática de conceitos. Além disso, como tuning de banco de dados envolve muitas regras baseadas na experiência e em algoritmos de caixa preta, torna-se um desafio descrever esse processo de inferência. Esse trabalho de pesquisa apresenta primeiramente a solução OnDBTuning que é uma ontologia no domínio de tuning. Em seguida, ele propõe uma implementação de regras em SPARQL Inferencing Notation (SPIN) na OnDBTuning. Por fim, mostra uma avaliação prática da solução para recomendação de índices e visões materializadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF