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Título: APRENDENDO A VIDA DA RUA: BRINCAR, CONVIVER E APRENDER ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
Autor: RAFAELA FERNANDES TRUGILHO
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
ALEXANDRA COELHO PENA - Coorientador
Catalogação: 24/MAR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58241&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58241&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58241
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo analisar se, como e de que brincavam na rua adultos moradores de uma favela no Complexo do Alemão, bairro na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A investigação parte de histórias de infâncias narradas por oito sujeitos, tendo como fio condutor as brincadeiras que faziam na rua. Algumas indagações encaminharam a pesquisa, e, para respondê-las, foram essenciais as lentes dos campos da Sociologia da Infância, Filosofia e Antropologia, que auxiliaram a conhecer e compreender o que contam os adultos sobre sua experiência com a rua, e como esta experiência afeta seu olhar para a infância atualmente. Foi feita a opção por conhecer histórias de infância de adultos que brincaram na rua, ou que se disponibilizam a olhar crianças que brincam, realizando entrevistas através da ferramenta de chamada de vídeo no aplicativo WhatsApp e de maneira presencial, seguindo protocolos de distanciamento. O critério de familiaridade levou a cada um desses sujeitos, e buscou-se contemplar a pluralidade entre os participantes. Entre outros achados, o campo mostra que os adultos que brincam ou olham crianças hoje em dia sabem que muitas brincadeiras não se perderam nem ficaram no passado, como se acredita. Basta olhar com atenção: onde houver uma rua onde morem crianças, há a convocação do adulto, para atualizar com elas as brincadeiras e não deixar que a rua se perca enquanto espaço de conviver, se relacionar e brincar.
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