Título: | RIMANDO COM A OUTRIDADE: (META)PRAGMÁTICAS NAS/SOBRE BATALHAS DE RAP FEMININAS NO YOUTUBE | ||||||||||||
Autor: |
LUCAS FELIPE DE OLIVEIRA SANTIAGO |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador RENATA MARTINS AMARAL - Coorientador |
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Catalogação: | 21/MAR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58098&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58098&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58098 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O foco do presente estudo são Batalhas de Rap femininas. Busca-se compreender
metapragmáticas construídas em Batalhas de Rap femininas em dois canais do
YouTube. A pesquisa parte do pressuposto histórico e social do Hip-hop, em que se
inserem as Batalhas de Rap, como um ambiente de hegemonia masculina. A
orientação teórica é da Sociolinguística Contemporânea, no âmbito da Linguística
Aplicada, em interface com a Antropologia Linguística, Pragmática e Filosofia da
Linguagem. A linguagem é entendida como performatização de sentidos. São
utilizados conceitos de performance, performatividade, metapragmática,
indexicalidade, entextualização e escala. A metodologia é da etnografia com a
concepção de mobilidade onlineOffline em visão qualitativa e interpretativista. Nos
dados analisados, as batalhas, ao viajarem para o YouTube, em vídeos, recebem
reescalonamentos de significados estabilizados e a produção de outros. A palavra,
como eixo central das batalhas, é um mecanismo de operação de significados em
lutas que atravessam a vivência das MCs. As metapragmáticas apontam para causas
coletivas de forma espiralar e trazem outras vozes para as rimas. O processo
semiótico nas rimas das MCs busca produzir alianças das mulheres no rap. Os
significados são avaliados pela audiência virtual em comentários, o que promove a
construção reflexiva sobre as escalas. Vimos assim que as produções de sentido nas
Batalhas de Rap femininas funcionam com ordens de indexicalidade, de forma a
operar metapragmáticas sobre a prática cultural e sobre a vida. Os significados são
entrelaçados por questões históricas, políticas, sociais e culturais sobre mulheres
negras, lésbicas, paternidade, sexualidade, assédio, representatividade e religião.
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