Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: O JORNALISTA ON-LINE COMO MOBILIZADOR DE AUDIÊNCIA
Autor: ADRIANA DAQUER BARSOTTI
Colaborador(es): LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - Orientador
Catalogação: 29/NOV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56236&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56236&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56236
Resumo:
A internet permite reunir – simultaneamente e no mesmo ciberespaço informativo – os jornalistas, os leitores, as fontes de informação e as instâncias organizadas da sociedade. Neste ambiente, em que todos têm voz, o papel do jornalista é posto em xeque. Frente a uma crise de identidade jamais enfrentada, o jornalista on-line vem reconfigurando suas funções. Esta pesquisa analisou as rotinas produtivas nos sites de O Globo e do Extra para verificar como a web adicionou papéis a estes profissionais. O ponto de partida foi o estudo pioneiro sobre a função do jornalista na seleção das notícias realizado por David White, em 1950, para verificar a pertinência do papel de gatekeeper no jornalismo on-line. O conceito gatewatcher, que define o jornalista on-line como um observador à procura de conteúdos do interesse de seu público, também foi aplicado. Na sequência, a antiga teoria que relaciona o jornalista a um mediador foi revista, à luz da internet. Observamos que, assim como o modelo de comunicação horizontal da internet traz uma nova camada de informações ao jornalismo on-line, ele também superpõe camadas funcionais aos jornalistas. A produção noticiosa proveniente de canais interativos, como blogs e enquetes, é adicionada aos processos tradicionais de apuração, edição e distribuição da notícia que sempre caracterizaram o jornalismo off-line. Entretanto, a crescente participação do público impõem novas funções aos profissionais na redação. Sustentamos que o jornalista on-line está firmando sua identidade em um novo alicerce: o de mobilizador da audiência, atuando para engajar seu público em torno de diversas causas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES PDF