Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: LEALDADES VISÍVEIS E INVISÍVEIS: UM ESTUDO SOBRE A TRANSMISSÃO GERACIONAL DA PROFISSÃO NA FAMÍLIA
Autor: MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 24/NOV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56145&idi=1
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56145&idi=3
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56145
Resumo:
A família é um grupo social que se transforma ao longo do tempo, sendo capaz de se perpetuar e de manter a sua identidade. Diversos estudos apontam para a influência das expectativas da família na escolha profissional e na construção de projetos de vida e profissionais. O objetivo deste estudo é investigar como se dá o processo de transmissão geracional da profissão em famílias onde houve repetição da escolha profissional em três gerações sucessivas. Para tal empreendimento, desenvolveu-se uma discussão teórica, abarcando as seguintes temáticas: as relações entre trabalho e família ao longo da história, a fim de contextualizar as transformações ocorridas nessas duas esferas; o papel da família na construção de projetos de vida e no processo de escolha profissional na sociedade contemporânea, permeada por valores individualistas, como autonomia e liberdade; o processo transmissão geracional, com base na teoria sistêmica familiar, além da revisão de importantes conceitos dessa teoria, como os mitos, valores, lealdades e legados. Utilizando uma metodologia qualitativa, mais especificamente a modalidade de história de vida profissional, foram realizadas entrevistas com um total de quinze sujeitos, de três gerações de cinco famílias pertencentes a camadas médias. Visando complementar as informações obtidas nas entrevistas, foi construído o genoprofissiograma familiar. A partir da análise de conteúdo dos dados obtidos, constatou-se que a transmissão geracional da profissão se dá, sobretudo, por meio da convivência com a profissão familiar, do amor dos pais/avós pela sua profissão e dos valores transmitidos às gerações mais novas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF