Título: | DETALHAMENTO DE SUPERFÍCIES UTILIZANDO TESSELAÇÃO EM HARDWARE | |||||||
Autor: |
FABRICIO CARDOSO DA SILVA |
|||||||
Colaborador(es): |
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 08/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55713&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55713&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55713 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Técnicas de mapeamento de rugosidade são amplamente utilizadas para
simular detalhes estruturais de superfícies tridimensionais com o intuito de
aumentar a qualidade visual e compensar o baixo detalhamento geométrico
usualmente aplicado aos modelos enviados à GPU por questões de desempenho.
Avanços recentes no pipeline de renderização permitiram a geração massiva de
vértices no hardware gráfico através do recurso de tesselação, oferecendo aos
desenvolvedores uma poderosa ferramenta para controle do nível de detalhes de
objetos. Este trabalho apresenta uma técnica para o detalhamento geométrico de
modelos utilizando tesselação em hardware, baseada tanto em mapas précomputados
quanto em dados de deslocamento gerados inteiramente na GPU por
meio de técnicas de texturas procedimentais. Análises de desempenho e qualidade
visual demonstram as vantagens do método proposto em relação a uma técnica de
detalhamento baseada em imagens que é utilizada frequentemente em jogos
eletrônicos para enriquecimento da qualidade visual de seus ambientes.
|
||||||||