Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE RESENDE: UMA RELAÇÃO PRÓXIMA
Autor: VIVIANE RODRIGUES PIRES
Colaborador(es): MARCIA REGINA BOTAO GOMES - Orientador
Catalogação: 16/SET/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54757&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54757&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54757
Resumo:
A dissertação a ser apresentada tem por objetivo central realizar um debate sobre a relação existente entre o trabalho e o Programa Bolsa Família no município de Resende – RJ, tomando como ponto de partida o levantamento de dados do Cadastro Único, identificando os tipos de ocupação dos beneficiários do programa em idade laborativa compreendida entre 16 e 64 anos. Os objetivos específicos consistem em três: 1) apresentar um panorama do Programa Bolsa Família no município de Resende e sua evolução nos últimos dois anos, considerando a configuração do Estado brasileiro a partir da lógica neoliberal com consequências para as políticas sociais como seu sucateamento; 2) Mapear o perfil dos beneficiários do programa a fim de identificar como ocorre a conexão entre o beneficiário do programa e a sua inserção no mercado de trabalho; 3) Abordar as características do mercado de trabalho no município e as formas que os beneficiários se utilizam para aquisição de renda e garantia de sobrevivência e reprodução social. Para o alcance desses objetivos, o caminho metodológico escolhido foi a análise de dados extraídos principalmente do Cadastro Único, mas também de outras fontes como documentos oficiais do Ministério da Cidadania, IBGE, CAGED, IPEA. Pesquisa bibliográfica e outras fontes midiáticas como jornais e revistas. Os resultados demonstram que os beneficiários do Programa Bolsa Família e o mercado de trabalho no município de Resende apresentam uma relação próxima de complementariedade e manutenção da pobreza. Para análises foram considerados dois eixos teóricos principais: a lógica neoliberal associada ao resgate do conservadorismo como formas de recuperar ampliar a subordinação da classe trabalhadora em relação à classe capitalista.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF