Título: | A MODELAGEM DE MINIATURAS DE FANTASIAS DOS BATE-BOLAS DO RIO DE JANEIRO SOB A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE COMUNICACIONAL | ||||||||||||
Autor: |
ELIANE CARLA DA SILVA VIANA |
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Colaborador(es): |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador |
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Catalogação: | 10/SET/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54609&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54609&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54609 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa documentada nesta dissertação apresenta o mapeamento de algumas das modelagens das fantasias de Bate-Bolas do Rio de Janeiro, estabelecendo uma relação entre o design e a manifestação cultural para realizar uma análise das possibilidades de representação da fantasia em diferentes escalas. A pesquisa se baseia na noção de sustentabilidade comunicacional que visa a recortar no estudo de um festejo a sua dimensão sustentável quanto a aspectos simbólicos e a produção de sentidos no entorno de sua difusão. O problema da escala aparece na pesquisa ao ser proposto souvenires que possam disseminar a cultura dos Bate-Bolas de forma positiva e lúdica. Utilizando o design participativo, realizamos uma pesquisa intervenção que inclui líderes de turmas e brincantes que fazem parte do setor produtivo bate-boleiro. Como metodologia, realizamos entrevistas com pessoas envolvidas na produção das fantasias, registros de processos em visita a barracões, observação participante em saídas das turmas, projetos online e dinâmicas de produção colaborativas. A presente pesquisa integra o projeto Motirô, uma parceria com o Museu da Pessoa, que registra festejos representantes da cultura popular e relata o impacto que sofreram com o distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 – dentre deles, os Bate-Bolas. O estudo propicia um diálogo entre o design participativo e o conceito de linguagem pedagógica das coisas, do autor Pier Paolo Pasolini (1990) que descreve a importância da materialidade na memória individual e coletiva. O resultado final foi a participação dos brincantes na construção dos souvenires com o foco na representação simbólica do festejo e que utilizam materiais utilizadas nas fantasias, reciclando sobras desses recursos da produção.
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